Escola no Parque
Produtor: Mateus Felipe Souza Pinto (Parque Vila Velha)
Município: Ponta Grossa/PR
Telefone: 42 99831-2910
Email: mateus.felipe@parquevilavelha.com.br
Descrição: O Parque oferece uma oportunidade única para o aprendizado prático, onde os estudantes podem observar a teoria, ganhar vida diante de seus olhos. Ao explorar ecossistemas, observar animais selvagens e interagir com a natureza, os alunos desenvolvem um entendimento mais profundo da biodiversidade e da interconexão dos sistemas naturais.
Essa experiência também desempenha um papel fundamental na sensibilização ambiental. A visita ao Parque não apenas enriquece a compreensão dos alunos sobre a natureza, mas também os inspiram a se tornarem defensores ativos do meio ambiente.
O produto nasceu da preocupação do Parque em desenvolver algo com cunho pedagógico, voltado a educação ambiental e histórica de crianças e jovens, além disso, a valorização do patrimônio natural local, foi de extrema relevância para criação do projeto, visto que na infância, é a fase onde a criança desenvolve sua personalidade e caráter.
O público alvo desse produto, são crianças e adolescentes de escolas particulares e públicas, de 6 a 17 anos.
O passeio se dá através dos 3 atrativos naturais do Parque, sendo eles: os Arenitos, onde está a famosa Taça; a Lagoa Dourada e as Furnas. Com ônibus próprio e um guia do Parque, os visitantes iniciam o passeio através da estrada interna em direção a Lagoa Dourada, onde vislumbram a paisagem local e entendem um pouco sobre o processo de erosão de uma furna, além é claro da observação do ecossistema no local.
Depois disso, seguem até Furnas, onde observam as cavernas verticais de mais de 100 m de profundidade e aprendem um pouco sobre a história do antigo elevador, desativado em 2001. Nesse momento, geralmente os alunos fazem uma pausa, onde podem usufruir do Centro de Visitantes, onde temos as operações gastronômicas e também o nosso playground.
Logo depois, seguem em direção aos Arenitos, onde observam as famosas formações rochosas de mais de 300 milhões de anos. Em todo momento, acompanhados por um monitor do Parque.